Hoje fizemos um exercício que coloca os cavalos com o trote e o galope cadenciado para o salto. Mesmo com a pista muito molhada e escorregadia deu para fazer tudo só que em uma altura menor.

 

Este foi feito em 6 etapas gradativas e pode ser feita por qualquer tipo de cavalo. Lembrando que este exercício é para eles, o quanto menos o cavaleiro interferir mais o cavalo aprende!

Todas as etapas repetimos duas vezes, sendo uma para cada lado

Parte 1

Começamos com 12 varas com 1,5m de distancia entre elas. Este é para cadenciar o trote do cavalo.

Parte 2

Mantemos 6 varas com 1,5m de distancia para entrar ao trote, depois um X a 3 metros e outro X a 6 metros com uma vara de 3 metros no meio. Nesta parte queremos que o cavalo tenha o lance ideal para chegar no obstáculo com calma.

Parte 3

Última etapa que entramos ao trote, mantemos 2 varas a 1,5m, um X depois de 3 metros, outro X depois de 6 metros com a vara de 3 metros e por ultimo uma vertical depois de 6 metros com a vara de 3 metros no meio. Aqui ainda estamos deixando o cavalo mais no controle com a entrada ao trote e cadenciando os saltos com as varas de 3 metros.

Parte 4

Aqui já entramos ao galope, mantemos uma vara de marcação inicial a 3 metros para um X, Depois 6 metros para outro X com a vara de 3 metros no meio e 6 metros para uma vertical (ou oxer) com a vara de 3 metros no meio. Agora o cavalo já vai ter mais liberdade para chegar no salto mas vai ser contido pelas varas de 3 metros no chão.

Parte 5

Agora a única diferença da parte anterior é que tiramos o X do meio, vamos focar mais na cadencia do galão e não tão no salto.

Parte 6.

Agora só teremos o oxer final, retiramos todos os outros saltos mantendo 5 varas de 3 metros até chegar no oxer. Com isso queremos apenas que o cavalo chegue no obstáculo com um galope cadenciado, tendo a distancia correta para o salto. Nesta última etapa você pode aumentar até 1,20m.

E este foi o exercício de hoje, no vídeo tem todas as etapas e os desenhos para que fique mais fácil de entender. Como já falei antes, pode ser feito por qualquer cavalo, na filmagem tínhamos 3 raças diferentes com características diferentes. E também por qualquer tipo de cavaleiro que já tenha alguma noção de salto.

AryBotasSpur