Começo de ano e todo mundo volta havido para saltar. Tenho que admitir que saltar realmente é muito bom, mas será que seu cavalo está realmente preparado para isso?
Vamos começar pelo básico, há quanto tempo seu cavalo não faz os dentes?
O recomendado pelos veterinários é que eles sejam feitos uma vez ao ano, isso é a base, faz com que eles se alimentem bem, não sintam dor e fiquem confortáveis com a embocadura durante o trabalho.
E o trabalho de solo, vai bem?
Antes de começar a saltar nossos parceiros tem que estar equilibrados nas três andaduras, fazendo mudanças, círculos grandes e pequenos, alongando e reunindo.
O que acontece durante o salto?
Às vezes os cavalos parecem estar bem, mas um refugo, por exemplo, pode revelar alguma dor que você nem imaginava que estava lá. É bom prestar a atenção, pois são nos pequenos sinais que o cavalo mostra o que sente.
Temos sempre que lembrar que não estamos lidando com maquinas e sim com seres vivos, esses também têm dias ruins, dor muscular, nas articulações, também dão “mau jeito”, dorme errado e assim vai.
Para o ano começar bem… Lembre-se de sempre sentir seus animais e fazer as revisões adequadas para cada faixa etária. Cuidando bem sempre teremos nossos amigos dispostos a nos ajudar.