Recebo muitos e-mails e telefonemas me perguntando “em quanto tempo vou aprender a montar?”
Ai está uma questão delicada para se responder, varia de pessoa para pessoa, dedicação e assim vai.
O que tem que ser considerado é a primeira etapa aonde vai se dominar a base, ai você aprende a montar, depois se escolhe qual das modalidades se deseja praticar.
E o que seria a base?
A base é aprender a controlar o cavalo e ter equilíbrio em cima dele nas três andaduras.
– Passo
Primeira das andaduras, mais devagar, nesta etapa você pega o equilíbrio básico, a direção do cavalo e o “para e anda”. Inicia o aprendisado das posições corretas do corpo (pés, pernas, tronco e mãos).
Pode-se usar a “sela manta com alças” como na na ecoterapia ou no volteio, lá sim se pode se segurar.
Segunda andadura, um pouco mais rápida. Neste ponto você já deve saber controlar as direções do cavalo sozinho e ter um equilíbrio ao passo.
No trote aprendemos “três formas diferentes”. Trote sentado, onde permanecemos na sela enquanto o cavalo trota, absorvendo o “impacto” com o abdômen”, é muito importante permanecer o mais sentado possível sem “quicar” na sela e com postura.
Após isso tem uma pequena variação que é o trote sentado sem os estribos.
Temos o trote elevado “fazendo senta e levanta” é quando entramos em sincronia com o trote do cavalo o que fica mais confortável para ambos, nele temos a diagonal certa, para cada lado, ao trocar de lado trocamos a diagonal (seu instrutor devera lhe ensinar), alguns instrutores também pedem para fazer o trote elevado sem estribos (ai ai ai).
Por ultimo temos o trote na posição de equilíbrio que basicamente é trotar sem encostar na sela.
Ultima das três andaduras, para chegar nele é necessário saber as duas primeiras, esta é a mais rápida.
No galope temos duas “formas” o galope em si, na qual ficamos sentados na sela acompanhando o movimento do cavalo, também temos uma variação sem os estribos para pegar mais equilíbrio.
Por ultimo temos o galope Sport, na qual galopamos sem encostar na sela (seria a mesma coisa que o trote na posição de equilíbrio).
Escolha com cuidado o local para praticar e os profissionais. Outro ponto muito importante JAMAIS aceite montar em um cavalo sem capacete!!!! Se isso ocorrer no hipismo já desconfie e negue!