Ultimamente estou conhecendo varias modalidades de esportes com cavalos, vira e mexe escuto “odeio hipismo”, “nem fale de hipismo para mim” e assim vai. Ai paro para pensar, o que as pessoas pensam ser o hipismo.

Simples, qualquer esporte com cavalo é hipismo, aí tem a modalidade que você vai escolher seguir, mas o importante é ter a base, tanto cavalo quanto cavaleiro podem seguir qualquer rumo sem problema nenhum com técnica.

Portanto, as pessoas confundem hipismo com esportes clássicos que para se praticar é necessário ter técnica, tem que ter preparo e conhecimento.

 

É nesse contexto que as pessoas mostram seu desconhecimento, então vamos la! Para se montar um cavalo, não importa a modalidade é necessário saber trotar, isso envolve, trote sentado e elevado, no trote elevado tem que se saber a diagonal do trote. Depois vem o galope, no mínimo tem que se saber galopar na mão certa e mudar a mão do galope (o que muita gente jamais ouviu falar).

Já o cavalo precisa saber apoiar no “bridão”, fazer curvas, círculos, alongar e encurtar o trote. No galope é necessário saber galopar na mão certa, alongar e encurtar, trocar pés e mãos.

Ninguem liga para base que apelidaram de “hipismo”, vejo pessoas colocando o cavalo para frente de qualquer maneira, esquecendo de aquecer o animal, prepará-lo para o que vai fazer, pensando apenas que são máquinas, não dando tempo de se recuperar.

É necessário parar de ver o Hipismo como algo ruim ou de “metidos”. Sim em algumas modalidades usamos roupas estranhas e apertadas, cuidamos muito da nossa postura sim, mimamos de mais nossos cavalos, mas não é frescura e sim amor, dedicação e a busca pela técnica.

 

A verdade é que para se montar um cavalo que é diferente de andar a cavalo, é necessário ter técnica, é o que as pessoas chamam de “hipismo”, depois da  base pode-se fazer tudo.

 

 

 

 

 

Wikipedia

Hipismo

Hipismo é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Sendo assim, é o maior esporte feito com cavalos no mundo inteiro.

 

Dentre elas envolvem as diferentes provas, o salto, o dressage, as corridas, a atrelagem, o pólo, etc. Algumas constituem mesmo o pentatlo moderno, que é também disputado nas Olimpíadas

 

Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia

AryBotasSpur