É só falar dele que todos têm uma boa desculpa para não usa-lo e isso não é por falta de modelos inovadores, bonitos e estilizados. Fora do país há inúmeras campanhas para seu uso, mas parece que aqui ele mais assusta do que ajuda!!!
Falando em esportes, por que em treinos (que não se salta) ou “exterior” os atletas se esquecem totalmente do uso do capacete? Já cansei de escutar “ah.. mas só vou passear”, “eu só vou fazer trabalho de solo”. Me diz uma coisa… por só passear ou fazer trabalho de solo impede que o animal tropece ou se assuste? Estamos lidando com um ser vivo com mais de 400 kg e com vontades próprias.
Sei que é chato eu sempre ficar batendo nesta tecla, mas é algo realmente preocupante. Vejo coisas absurdas do tipo, a pessoa vai para a pista aquecer o cavalo e só quando vai pular mais alto (acima de 1,20m) coloca o capacete!! Juro, já vi gente caindo ao passo, ao trote, no galope, saltando X…
Fico mais preocupada ainda com a geração futura convivendo com essas pessoas, afinal, que moral teremos para dizer as nossas crianças que é obrigatório o uso de capacete se nem nós mesmos respeitamos? Acho que o exemplo deveria vir de cima e enquanto isso não acontecer continuaremos sendo um dos 5 esportes mais perigosos do mundo! É isso que queremos? Ser rotulados assim? Algo que deveria ser prazeroso e seguro!
Vamos parar e pensar nas nossas atitudes, treinadores vamos dar o exemplo, pegar no pé de nossos alunos, afinal o cabelo é só lavar depois e a foto continua saindo bonita mesmo com o capacete! Assim preservamos o que temos de mais importante, nossas vidas! E fazemos do nosso esporte algo bom e não perigoso!