A crina – Tem o pelo impermeabilizante, quando chove é a proteção do animal, a chuva cai, mas a água escorre pela crina para proteger os pulmões, quanto maior a crina melhor. Quando cortamos os deixamos mais vulneráveis a problemas pulmonares em dias frios e de chuva.
Bigode – Os bigodes e os longos pelos em volta dos olhos são importantes para o cavalo sentir os objetos próximos. Nunca os deve cortar, se isso ocorrer os animais perdem os sensores e começam a se machucar sem causas aparentes, algumas vezes podem ter machucados sérios.
Pelos nas orelhas – Eles servem para proteger a orelha da água e de parasitas. Ou seja, com eles impedem que os animais tenham infecções ou bichos que se alojam em suas orelhas. Se tirar estes pelos os cavalos ficam vulneraveis e varias coisas poderão lhe causar grande desconforto.
Agora eu me questiono, até que ponto vale a beleza superficial? Não seria mais fácil achar um meio termo para não prejudicar tanto os animais?
Eu sempre deixo meus cavalos ao natural e vira e mexe escuto gente questionando o porquê eu não raspo os bigodes, não faço as orelhas ou não corto a crina. As respostas estão ai, prezo mais o bem estar deles do que a aparência, se bem que eu os acho mais lindos com os bigodinhos e a crina.
Vamos repensar como tratamos e protegermos nossos melhores amigos.