O Vergano é um Lusitano, tordilho negro (lindo), de criação do haras Itapuã. Este cavalo não foi bem aceito porque cresceu um pouquinho a mais do que era o permitido pela raça (hoje os conceitos já mudaram). Além disso, quando potro ele teve um problema na mão o que possivelmente poderia afetá-lo no futuro, necessitava de cuidados.

Com este histórico ele me foi oferecido para que eu pudesse fazer algo com ele..
– Puro Sangue Lusitano (PSL)

– Nascido em 21/10/2001

– Filho de Quartola WR com Luna Verde Smar

– Tordilho Negro

– 1,70m de cernelha

Clique aqui e veja a linhagem…

Peguei ele quando tinha 6 anos, com nada de trabalho e nem de salto. Pelo tamanho dele achei que daria um bom cavalo para salto, então quis prepará-lo para crianças, mas sempre muito preocupada com seu problema na mão. Sempre foi muito gelo e todos os demais cuidados (o melhor, curamos ele).

Comecei a treiná-lo para o salto e ele sempre muito estúpido, subia de mais, mas sempre muito confortável.

Quanto mais treinava mais me surpreendia. Pegou fácil à parte de adestramento e nas provinhas de salto sempre ficava entre os 3 primeiros.

Então decidimos vendê-lo. Apareceram algumas pessoas… Experimentaram… Alguns gostavam, mas quando chegavam os treinadores, era sempre o mesmo papo “mas é um Lusitano! O que você vai fazer com isso?” ou vinham os veterinários e tentavam achar qualquer defeito no animal!!!

Resolvi então deixá-lo com meu pai. Se adaptaram bem, pularam algumas provinhas e assim foi. Minha mãe sempre foi apaixonada por ele então o proprietário decidiu dar a ela de presente de aniversário, virou da família. Ela começou a montá-lo, passou alguns “apuros” por ele ser um garanhão, mas nada d+.

Eu também passei a usá-lo com uma amiga minha que estava com problemas com o animal dela. O Vergano a ajudou a ganhar confiança de novo nas provas de 1 metro.

Quando engravidei, minha mãe também parou de montar, aí ele começou a me ajudar nas minhas aulas.

Fez algumas provinhas com minha aluna e se saiu muito bem.

Hoje, já estamos juntos há 4 anos e ele está com meu pai, que está voltando a montar e quem sabe… logo veremos os dois nas provinhas… E um dia veremos nos campeonatos de masters… (hahahaha…)

 

Ps: – Ele nunca mais sentiu o problema e nenhum veterinário consegue mais dizer que algo aconteceu com ele;

– Quando potro ele vivia dentro da represa (hahahahaha…).

Vídeo dele brincando!!! http://www.youtube.com/watch?v=t7cJMGRxbmw

SpurAryBotas